A cidade desvairada de Juca Martins e Mário de Andrade

Fotos de Juca Martins
Poesia de Mário de Andrade

“São Paulo! comoção de minha vida…Galicismo a berrar nos desertos da América”

Com um olhar aguçado sobre as cidades, em especial São Paulo, o fotojornalista Juca Martins se vale da poesia do modernista Mário de Andrade (1893 – 1945) para compor esse ensaio.
Suas fotos recebem como complemento trechos de “Lira Paulistana” e “Pauliceia Desvairada”, livros do poeta paulistano, um dos destaques da Semana de Arte Moderna, evento realizado em 1922, marco na cultura brasileira.
Juca, premiado profissional, com passagem pelas principais publicações brasileiras, é português de nascimento, mas desde criança está no Brasil.
Andar por São Paulo e fotografar a cidade é algo que lhe dá muito prazer.
Mário de Andrade é para ele uma inspiração. “Ele fotografou muito pelo Brasil, em suas andanças pelo país. Para este ensaio, que, na verdade, integra o projeto de um livro, escolhi trechos de poesia que fazem referência direta a locais de São Paulo.”
Entre os poetas que conhece, Juca diz que somente Mário de Andrade fala especificamente de lugares da cidade que habitou, daí seu interesse pelo autor. “Fiz fotos dos pontos a que ele se refere nos livros, são locais muito bem identificados: Museu do Ipiranga, Morro do Jaraguá, Rua Barão de Itapetininga, Consolação, Avenida São João, entre outros.”
Elaborar um livro com esse material, casando as fotos com a poesia, é um projeto de Juca em andamento. Uma prévia do que vem pode ser visto aqui.

clique nas fotos para ampliar
Juca Martins trabalhou nas principais revistas brasileiras e é sócio fundador da Agência F4 de fotojornalismo. Participou de exposições no Brasil e no exterior,  ganhou importantes prêmios de fotografia no Brasil e no mundo e publicou vários livros. Atualmente é diretor e editor da Agência Olhar Imagem, da qual também é fundador, voltada para documentação sócio econômica e geográfica do Brasil e do mundo.
Veja mais fotos aqui

Compartilhe esta matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *