Anhanguera, o maior parque da cidade

Reportagem Marina Izidoro
Fotos Marcia Minillo

Área para piquenique em meio às árvores
Área para piquenique em meio às árvores

Quem está em busca de um lugar tranquilo para caminhar, andar de bicicleta ou mesmo fazer um piquenique no final de semana sem ter de disputar espaço com centenas de pessoas tem uma boa opção um pouco afastada do centro da cidade. A cerca de 20 quilômetros da Praça da Sé, o Parque Anhanguera, em Perus, é um sossego. Mas é melhor ir prevenido, porque lá não há lanchonete, restaurante ou ambulantes vendendo água ou sanduíches. Há linhas de ônibus que atendem o local, mas o melhor é ir de carro, já que o acesso é fácil pela Rodovia Anhanguera e há amplo estacionamento.

Acesso ao orquidário
Acesso ao orquidário

Localizado numa antiga fazenda de reflorestamento adquirida pela Prefeitura de São Paulo em 1978, o Parque Anhanguera é o maior da cidade, com 9,5 milhões de metros quadrados. Desse total, 400 mil metros quadrados estão abertos à visitação, o restante é restrito para preservação do ecossistema e da diversidade biológica. Próximos a ele estão os parques do Jaraguá e o Estadual da Cantareira. Embora grande parte da área seja de eucaliptos, há diversas espécies nativas da Mata Atlântica.
Na área restrita, há um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. No parque foram catalogadas 230 espécies, com falcão-de-coleira, acauã, gralha-do-campo, maitaca, jacuaçu, coró-coró, inhambu-guaçu e inhambu-chitã, entre outras aves. Há registro de mais de 20 espécies de mamíferos, incluindo furão, quati, veado-catingueiro, capivara, tatus, preá, tapiti, cuícas e caxinguelês. Entre as espécies ameaçadas de extinção, encontram-se a jaguatirica e a suçuarana.

(clique nas fotos para ampliar)

Infraestrutura

No parque há campos de futebol de terra, quiosques, churrasqueiras, anfiteatro, playgrounds, quadras poliesportivas, orquidário e espelho d’água, pista para corrida, ciclovia, aparelhos de alongamento e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e estacionamento. Está entre os parques que oferecem o programa Bosque de Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, aos domingos, pelo qual os frequentadores têm livre acesso a livros e revistas, além de participar de saraus e outras atividades.
veja mais fotos aqui

Serviço:  Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 (altura do km 26 da Rodovia Anhanguera) – Perus
Aberto diariamente das 6h às 18h – Tel.: (11) 3917-2406

Compartilhe esta matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *